Paredes divertidas: conheça o efeito dos mosaicos

Paredes divertidas: conheça o efeito dos mosaicos

Paredes divertidas: conheça o efeito dos mosaicos

Banheiro, cozinha, sala, varanda… há muitos cômodos em nossa casa que ficam mais alegres com apenas um toque: o revestimento certo. Alguns moradores preferem ousar mais nas paredes de casa e menos nos móveis, por exemplo, ou simplesmente querem dar um aspecto mais despojado às tradicionais paredes brancas. Para um projeto arrojado e atual, aposte sem medo nos mosaicos. São revestimentos fáceis de instalar, na maioria das vezes vêm montados em placas, e concedem uma nova atmosfera à decoração.

As pastilhas são bastante duráveis e podem revestir paredes, bancadas, lareiras, churrasqueiras, lavabos e até escadas. Por serem extremamente resistentes, podem ser aplicadas também em ambientes externos, como a fachada e o muro. É possível criar mosaicos de diversas cores e estilos que harmonizam com vários tipos de decoração.

Na cozinha, por exemplo, é mais comum utilizar azulejos decorados para criar mosaicos. Além das paredes, a bancada e o tampo da mesa também aceitam o revestimento. Mas neste caso, os azulejos não podem ser aqueles comprados em série: aposte em porcelanatos que reproduzem madeira, mármore, pedra, cimento, além das cerâmicas e pastilhas de resina e vidro.

A arquitetura moderna brasileira teve por muitos anos a azulejaria como um recurso muito utilizado, e hoje voltou a protagonizar a decoração de muitos ambientes. É quase como parte da identidade do país, e é considerada versátil, contemporânea e até artística. Mosaicos em azulejaria podem ser compostos em diferentes cores, materiais e formatos – redondo, retangular, quadrado.

Mas o efeito do mosaico também pode ser obtido com uma variedade incrível de materiais, como vidro, porcelana, cerâmica, metal e mármore. Podem ser artesanais ou não, e proporcionam um efeito estético monocromático ou multicolorido, dependendo do estilo e gosto pessoal. O rejunte das pastilhas necessita de uma argamassa específica, por isso converse com seu arquiteto para a melhor escolha. Esse cuidado melhora a vida útil do revestimento.

Para banheiros e fachadas, opte por pastilhas de cerâmica, vidro ou porcelanato, pois oferecem melhor resistência quando expostas à umidade e ação do tempo. Pastilhas de vidro, por exemplo, são perfeitas para ambientes úmidos. Com peças pequenas que se encaixam entre si, essas pastilhas têm brilho e oferecem a possibilidade de criar mosaicos incríveis na parede.

Como vimos, o mosaico é capaz de proporcionar um efeito alegre, colorido e despojado aos ambientes. E se você ainda tem dúvida sobre o uso desse recurso para tornar sua casa mais bonita, não deixe de entrar em contato conosco… A gente adora compartilhar dicas com as pessoas! Mande um e-mail para contato@carlaalmeidaarquitetura.com.br ou mande um WhatsApp para o número: (54) 99906 5404.

Até a próxima.

[Fotos: Portobello Shop]

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • De Carli Marmores

    De Carli
  • Windowshow – Casa das Persianas

    casa das persianas
  • Domum – Audio Video Automaçao

    Domum
  • Novo Tempo

    Novo Tempo
  • Portobello Shop

    Portobello Shop
  • Sierra Moveis Passo Fundo

    Sierra Moveis