Estilo provençal: o charme rural na sua cozinha

Estilo provençal: o charme rural na sua cozinha

Estilo provençal: o charme rural na sua cozinha

Você já ouviu falar no estilo provençal? São ambientes com móveis clássicos que agradam pela delicadeza e pela simplicidade. O estilo provençal vem da França, como o próprio nome diz, com origem na região da Provença. Com toques de romantismo, o estilo vai bem em vários ambientes da casa, mas faz sucesso principalmente nas cozinhas. Geralmente o mobiliário tem cor branca ou tons claros, e a decoração pede elementos rústicos. Confira algumas dicas para colocar nos seus planos uma cozinha no estilo provençal!

O padrão decorativo do estilo provençal é clean e iluminado. Revestimentos neutros nas paredes e no piso são mais indicados. A decoração provençal foca em móveis antigos, com aspecto rústico, espírito clássico e sóbrio, além da combinação de objetos com aparência romântica. Além dos móveis, esse tipo de decoração aposta em papéis de parede ou pinturas que contribuem para o clima vintage. Na França, as casas em estilo provençal lembravam os campos de lavanda, comuns à realidade dos camponeses.

Outro elemento fundamental para uma ambientação provençal é a escolha ideal do piso. Nos tempos antigos, era comum que as casas dos camponeses fossem feitas de pedras ou madeiras elaboradas. Por isso, o truque para este estilo de decoração é um piso com aspeto rústico. O porcelanato que imita madeira é uma opção interessante. Prateleiras na cozinha também conferem um ar campestre, deixando à mostra as peças em porcelana ou com detalhes mais clássicos.

O diferencial elegante da cozinha fica por conta das superfícies em pedra: na pia, na bancada e no fogão. Para o estilo provençal, aposte na superfície de granito ou no quartzo – material industrializado com uma enorme variação de cores, que vão desde cores sólidas até as opções mais rebuscadas, com texturas e pigmentos diferenciados. A superfície de quartzo pode ser usada tanto em áreas molhadas como cozinha e banheiros, como em lareiras, paredes e qualquer outro revestimento.

Outra sugestão é usar a superfície de Dekton, pedra da marca espanhola Cosentino, que pode vir em peças de grande formato, dando um charme especial à cozinha provençal. Além de ser uma superfície de toque agradável, o dekton é resistente a tudo o que ocorre habitualmente numa cozinha ao longo dos anos de utilização.

As superfícies em pedra são elementos fortes que remetem ao estilo de vida rural francês. Em relação às cores, caso você prefira que o branco não seja a cor dominante na cozinha, aposte em outros tons: amarelo, verde, azul, tons pastéis e madeiras mais escuras. A atmosfera rústica pode ser complementada com eletrodomésticos modernos, afinal, as linhas tradicionais do estilo provençal podem combinar tranquilamente com objetos mais atuais. É possível ousar no ambiente dando uma nova roupagem ao clássico.

Quer ajuda para decorar ou reformar a sua casa? Envie um e-mail para contato@carlaalmeidaarquitetura.com.br ou mande um WhatsApp para o número (54) 9906 5404.

Até a próxima!

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • De Carli Marmores

    De Carli
  • Windowshow – Casa das Persianas

    casa das persianas
  • Domum – Audio Video Automaçao

    Domum
  • Novo Tempo

    Novo Tempo
  • Portobello Shop

    Portobello Shop
  • Sierra Moveis Passo Fundo

    Sierra Moveis