Arquitetura Sinestésica: o jogo de sentidos

Arquitetura Sinestésica: o jogo de sentidos

Arquitetura Sinestésica: o jogo de sentidos

Arquitetura sinestésica: o jogo de sentidos

Não só de linhas e curvas vive a arquitetura. Os ambientes podem proporcionar experiências de sensações como conforto, tranquilidade, energia. E essas experiências são estudadas e exploradas por meio de um conceito pouco conhecido: a arquitetura sinestésica.

Arquitetos têm trabalhado com a possibilidade de proporcionar aos clientes ambientes capazes de estimular as suas percepções por meio de sensações diversas. Esse movimento está consolidado em projetos comerciais, de varejo e serviço, em lojas, clínicas e restaurantes, uma vez que a prioridade nesses ambientes é o cliente.

Preparamos algumas dicas de como utilizar os sentidos para projetar ambientes que se conectam, intimamente, com o proprietário:

Olfato: é o sentido que causa a primeira impressão, antes mesmo da visão. Um ambiente perfumado é essencial. Flores e plantas são recursos fantásticos para perfumar o ambiente.

Tato: o toque pode ser, sim, valorizado. Não há nada mais gostoso do que sentir a maciez dos tecidos, a textura dos objetos e das plantas, a rugosidade das pedras e madeiras, o conforto dos estofados.

Audição: os sons dos ambientes contribuem para determinar a sua personalidade. Por exemplo: para quem prefere um ambiente mais relaxante, o barulhinho de água da fonte, o tintilar dos sinos de vento, ou até mesmo os estalos de uma lareira aconchegante podem ser uma ótima opção.

Há os clientes que preferem sons potentes. A esses uma dica: para ficar adequado com a marcenaria e arquitetura do local, temos o exemplo do home theater 5.1: utilizamos uma linha de caixas bem discretas e sofisticadas da B&W. O subwoofer também é discreto e poderoso para atingir os graves que o cliente exige.

[GALERIA DE FOTOS]

Paladar: nem todos os ambientes podem proporcionar essa experiência. A cozinha, por definição, faz aflorar sensações incríveis quando a relação entre olfato e visão for bem resolvida no ambiente.

Visão: certamente o mais superestimado dos cinco sentidos. É com ela que percebemos o mundo e nos relacionamos com os outros. Crie espaços visualmente agradáveis, estabeleça ordem nas coisas e use cores de acordo com a personalidade de cada cliente. Preste atenção ao equilíbrio entre o todo e os detalhes.

No projeto abaixo, foram utilizadas tecnologias para facilitar a vida dos moradores. Pensamos em uma estratégia de distribuição de luminosidade que liga um caminho de luzes para a mãe amamentar o filho de madrugada. A automação contempla, além das luzes, as persianas e os climatizadores.

Tecnologias que surpreendem a audição e enchem os olhos de inspiração

A boa arquitetura é aquela que utiliza elementos que possam ser experienciados pelos nossos cinco sentidos. O verdadeiro lar vai além do visual, da imagem. Ele transcende as aparências. É espaço onde você se sente à vontade, relaxado, aproveita e compartilha os bons momentos da vida.

O nosso parceiro, a empresa Domum, dispõe do que há mais moderno em áudio, vídeo, rede e automação residenciais com marcas, equipamentos e serviços de alto padrão mundial, que proporcionam a criação de projetos diferenciados.

Com a Domum, os projetos vão muito além de integrar tecnologias. A empresa busca soluções perfeitas para que você e sua família tenham mais conforto, praticidade, entretenimento, segurança e qualidade de vida no seu dia a dia.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Juntos planejaremos um projeto que agrade os seus sentidos e proporcione maior qualidade de vida. Juntos com a Domum, proporcionaremos o que há de melhor para você!

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.


Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/carlaalmeidaarquitetura/www/blog/wp-content/plugins/contact-form-7/includes/formatting.php on line 59



Posts mais vistos


  • Domum – Aúdio, Vídeo e Automação

  • Sierra – Passo Fundo

  • Novo Tempo – Móveis Sob Medida

  • Formaco Tintas

  • Aljesa Esquadrias de PVC e Alumínio

  • Windowshow Casa das Persianas

  • Construtora Lemos e Queiróz

  • Polligesso Forros e Divisórias