Arquitetura de luxo: uma soma de beleza e conforto

Arquitetura de luxo: uma soma de beleza e conforto

Arquitetura de luxo: uma soma de beleza e conforto

Conceito que vem ganhando cada vez mais espaço, a arquitetura de luxo visa proporcionar aos arquitetos uma maneira inovadora de se trabalhar com os clientes. Através de projetos bem planejados que unam conforto e beleza, o cliente se sente parte de um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo luxuoso, tendo assim seus desejos concretizados.

Mas e o que é luxo?

Poderíamos dizer que luxo é um conceito, mas para muitos isso seria apenas uma definição simplista. Algumas pessoas também definem o luxo como algo de extravagância, esplendor e até mesmo, ostentação. Mas se avaliarmos o modo de pensar atual chegaremos ainda a outras definições como: conforto é luxo. Equilíbrio é luxo. Silêncio é luxo. Qualidade de vida é luxo. E pra você o que é luxo? Nossos conceitos de luxo são variados e acabam sempre sendo reflexos de concepções pessoais, estas elaboradas a partir de experiências e visões próprias.

Diante disso, podemos então dizer que o luxo é um conceito despido de predefinições. Luxo é um termo relativo, e para a arquitetura, não é diferente.

O luxo na arquitetura se renova a cada dia. Um cliente pode sonhar com uma casa no campo, repleta de verde e de natureza. Para ele este cenário é um luxo. Mas há também o cliente que vislumbra algo totalmente oposto, como por exemplo, um apartamento que fique em meio à cidade e correria urbana. Assim, uma pessoa pode considerar luxuosa uma decoração exuberante, repleta de mobília. Já outra pode acreditar que a verdadeira concepção de luxo é representada com pouca mobília e sem detalhes chamativos.

Se antigamente o investimento em metais banhados a ouro, escadas de puro mármore e lustres repletos de cristais representavam o ápice do luxo, hoje encontramos cenários luxuosos com muito menos ostentação. As tendências também mudam. O exagero já esteve em alta, mas nos dias atuais, o conceito de “menos é mais” predomina. O luxo não mais está diretamente vinculado aos excessos, dessa forma, toques minimalistas têm sido solicitados cada vez mais pelos clientes.

Ao se pensar em projetos que envolvam a arquitetura de luxo, o arquiteto trabalhará com o gosto do cliente. A chave para a criação de um projeto harmônico, confortável e de luxo é ouvir os desejos do cliente, compreendê-los e transformá-los em ambientes planejados que proporcionem a sensação de identificação.

Para tanto, o arquiteto não deve de modo algum deixar de lado suas percepções e modos de organizar o ambiente. Alguns itens que se associam à arquitetura de luxo são atemporais e devem ser levados em conta. Alguns itens são:

  • móveis com design arrojado e inovador;
  • valorização da luz externa;
  • cores neutras, sejam elas claras ou escuras;
  • uso de obras de arte (quadros, por exemplo);
  • vidro.

Os estilos também são um ponto relevante. Eles ajudam bastante no encontro de características adequadas para um projeto no meio das diversas particularidades que envolvem esse nicho arquitetônico. Os estilos variam do clássico, minimalista e do contemporâneo e moderno.

Além dos estilos, a estética e os detalhes são pontos importantes a serem avaliados. É preciso criar harmonia em tudo o que está presente no ambiente. Sendo assim, é necessário avaliar bem os móveis que serão usados para compor o espaço.

Os materiais utilizados em toda decoração de luxo devem ser de qualidade para um bom resultado. A arquiteta lhe ajuda também nessa seleção para que ocorra tudo certo em seu projeto arquitetônico: estética, segurança e durabilidade são os três principais quesitos. É preciso refletir e planejar muito sobre cada material, seu custo-benefício, se vão encaixar-se com os móveis e decoração, talvez já existente no espaço e claro, a segurança para evitar imprevistos. Por isso a importância da escolha do estilo desde o princípio para segui-lo até o final.

Invista nos detalhes, no diferencial e na iluminação do seu ambiente, são as principais dicas para uma arquitetura de luxo. E aí, qual é o seu estilo? Com certeza temos do seu gosto e a arquitetura de luxo vai combinar com você. Aposte nele! Que tal decorar ou reformar o seu ambiente agora mesmo? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e realize seu sonho.

E-mail: contato@carlaalmeidaarquitetura.com.br ou WhatsApp: 54 9 99065404. Até a próxima!

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Domum – Aúdio, Vídeo e Automação

  • Sierra – Passo Fundo

  • Novo Tempo – Móveis Sob Medida

  • Formaco Tintas

  • Aljesa Esquadrias de PVC e Alumínio

  • Windowshow Casa das Persianas

  • Construtora Lemos e Queiróz

  • Polligesso Forros e Divisórias