Arquiteto x Engenheiro: qual profissional devo contratar?

Arquiteto x Engenheiro: qual profissional devo contratar?

Arquiteto x Engenheiro: qual profissional devo contratar?

Na dúvida entre contratar um engenheiro ou um arquiteto? Entenda as diferenças entre esses dois profissionais para tomar a melhor decisão quando se trata do planejamento e da execução do seu projeto dos sonhos.

Projetar e construir uma residência não é um trabalho simples. A casa própria é o espaço em que as pessoas vivem, criam laços e colecionam memórias, por isso, nada mais justo que seja idealizada com bom senso, responsabilidade e técnica. A construção de uma casa demanda diversos profissionais, mas, quando se fala em projeto, imediatamente se pensa no engenheiro ou no arquiteto. Surge então a dúvida: de qual profissional eu preciso?

É preciso ter clareza que, embora trabalhem na mesma área, engenheiros e arquitetos são profissionais diferentes. Enquanto o engenheiro se ocupa mais da parte estrutural do projeto, o arquiteto se volta mais para o planejamento do espaço, das formas e das funcionalidades da futura casa. O cálculo estrutural da casa, por exemplo, tem de ser feito pelo engenheiro e ele será responsável pela obra perante a prefeitura. Isso quer dizer que, mesmo que o arquiteto faça o projeto arquitetônico, o engenheiro também é necessário. Aliás, dependendo do caso, outros profissionais (como o engenheiro eletricista, engenheiro hidráulico) também serão necessários para atuar no projeto. O que acontece é que, em geral, os arquitetos já trabalham em parcerias com engenheiros e não é preciso fazer a contratação separadamente, uma vez que o próprio arquiteto encaminha os trâmites necessários para os profissionais responsáveis.

Quando se opta pelo trabalho de um profissional da arquitetura, duas dimensões básicas da obra são contempladas: o planejamento e o acompanhamento da execução. Em relação ao planejamento, o arquiteto é capaz de: melhorar o aproveitamento do terreno, dentro das reais possibilidades do espaço; dispor os cômodos da casa de maneira adequada e funcional; e conceder um olhar técnico às questões de ventilação e iluminação, fundamentais para uma obra bem-acabada. Já em relação ao acompanhamento da execução do projeto, é o arquiteto o profissional capaz de acompanhar o desenvolvimento da obra, acompanhar o desempenho dos profissionais envolvidos e solucionar os inumeráveis detalhes que surgem em uma construção.

Nota-se, portanto, que as atribuições de um arquiteto não se restringem à planta baixa da casa. O  arquiteto é capacitado para desenvolver, além da planta baixa, a planta de layout (que descreve a parte elétrica com pontos de tomadas, hidráulica e mobiliário), a planta executiva (contém todas as dimensões e acabamentos, posicionamento de portas e janelas, especificações de piso, laje e outros), os cortes (definição da altura do pé direito, do forro, do telhado e dos níveis verticais), a planta do telhado (definição dos níveis ou caimento, beiral, calhas e outros) e, além de tudo isso, as fachadas (especificações da área externa).

Portanto, se a intenção é planejar e pensar bem antes de iniciar a construção, o arquiteto é a pessoa certa para ajudar nisso. E aqui estão algumas das razões:

  • Você poderá economizar dinheiro com a construção, pois, ao projetar a casa, a questão do custo pode ser levada em conta desde o início do projeto.
  • O espaço será melhor aproveitado ao se evitar a construção excessiva e sem utilidade.
  • A casa será mais harmônica e condizente com a sua personalidade, uma vez que uma das principais características de um arquiteto é harmonizar o ambiente de acordo com as características e a demanda do seu cliente.
  • A sua casa será valorizada, afinal ela será bem planejada e harmônica. Esse ponto deve ser considerado principalmente na hora de vender sua casa. Normalmente, em uma casa mal planejada e em uma bem planejada, são utilizados os mesmos materiais e a mesma mão de obra.
  • A chance de haver erros na construção é minimizada pois tudo é pensado por uma pessoa experiente e que tem formação técnica para tal.
  • Reformas a médio e curto prazo são consideravelmente evitadas.
  • A atuação de um bom profissional possibilita o uso de materiais mais adequados, eficientes, seguros e resistentes.

Em todas as nossas obras temos o apoio da Construtora Lemos e Queiroz. Nos ajudando na mão de obra bruta e no acompanhamento das obras.

Portanto, procure os profissionais adequados e não deixe de analisar os prós e contras na hora de investir no espaço que será cenário das suas memórias. Os arquitetos poderão colocar o seu sonho no papel e, mais que isso, poderão ajudá-lo a torná-lo realidade.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.


Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/carlaalmeidaarquitetura/www/blog/wp-content/plugins/contact-form-7/includes/formatting.php on line 59



Posts mais vistos


  • Domum – Aúdio, Vídeo e Automação

  • Sierra – Passo Fundo

  • Novo Tempo – Móveis Sob Medida

  • Formaco Tintas

  • Aljesa Esquadrias de PVC e Alumínio

  • Windowshow Casa das Persianas

  • Construtora Lemos e Queiróz

  • Polligesso Forros e Divisórias